página inicial > notícias > Escola de Verão 2020

Escola de Verão 2020

Curso de Verão: Introdução ao LaTeX (16h)

Período de Inscrição:  13/01/2019 a 31/01/2020, via o sistema de inscrições do PET-CC (http://petcc.dimap.ufrn.br/inscricoes/evento/54).

Número de Vagas: 30.

Valor da Inscrição: R$ 10,00.

Período e Horário do Curso:  10 a 13/02 das 14h até 18h.

Local do Curso:  Sala A101, Instituto Metrópole Digital (IMD), UFRN.

Pré-requisitos: Nenhum.

O Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação (PET-CC/UFRN) oferecerá, no período de 10 a 13 de fevereiro de 2020, das 14h às 18h, o Curso de Verão Introdução ao LaTeX. Neste curso, serão apresentadas as principais funcionalidades desse poderoso sistema de geração de documentos, o qual permite produzir textos com controle e riqueza de detalhes, em diversos formatos. O LaTeX é amplamente utilizado para produção de textos técnicos e acadêmicos com padrões visuais elevados. Apesar de inicialmente não ser de tão fácil utilização, o LaTeX oferece total controle de edição e produz documentos com qualidade visual superior quando comparado a editores de texto. Durante o curso serão abordados tópicos básicos para criação de documentos incluindo a formatação de textos, o uso de expressões matemáticas, inserção de imagens e tabelas, utilização de referências cruzadas e referências bibliográficas (com o BibTeX), criação de slides (biblioteca Beamer) e apresentará noções sobre a criação de diagramas (biblioteca TikZ). Espera-se que, ao final do curso, o conhecimento apresentado proporcione ao participante o domínio básico do sistema, deixando-o apto a criar seus próprios documentos LaTeX.

Curso de Verão: Introdução ao Aprendizado de Máquina em Python (20hs).

Período de Inscrições: 13 a 31/01/2020, via o sistema de inscrições do PET-CC (http://petcc.dimap.ufrn.br/inscricoes/evento/54).

Número de vagas: 30

Valor da Inscrição: R$ 10,00.

Período e Horário do Curso: 10 a 14/02/2020, das 08h às 12h.

Local do Curso: Laboratório A101 do IMD, UFRN.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos da linguagem de programação Python.

O Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação da UFRN (PET-CC/UFRN) oferecerá, no período de 10 a 14 de fevereiro de 2020 e com carga horária de 20 horas, o curso de Introdução ao Aprendizado de Máquina em Python. Aprendizado de Máquina é uma área da Ciência da Computação que está ligada principalmente ao reconhecimento de padrões e a algoritmos de treinamento que permitem que computadores “aprendam” sozinhos. Sua aplicação está difundida em nosso cotidiano: recomendação de filmes/séries, análise do que as pessoas estão falando sobre um assunto no Twitter, robôs que aprendem a andar. O curso é voltado ao público que tem interesse em aprender sobre a intuição por trás dos algoritmos usados e saber aplicá-los de maneira eficiente à resolução de problemas. No curso serão abordados os principais algoritmos utilizados no Aprendizado de Máquina, associados a pacotes Python que oferecem implementações prontas e ao ambiente web para desenvolvimento Google Colab. A metodologia de ensino será através de aulas expositivas acompanhadas de exercícios práticos a serem resolvidos pelos alunos.