página inicial > atividades > cursos > cursos anteriores > Introdução à Computação Gráfica 2D (20h)

Introdução à Computação Gráfica 2D (20h)

Nome: Introdução à Computação Gráfica 2D (20h)
Período de inscrições: 01/06/2016 - 11/07/2016
Período da atividade: 18/07/2016 - 22/07/2016
Número de vagas: 30.
Período e Horário do Curso: 18 a 22/07/2016, 14h às 18h.
Local: Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) do IMD (lab. a ser divulgado).
Público-alvo: Alunos do BTI que cursarão DIM0451 - Computação Gráfica I e alunos de cursos afins.

A Computação Gráfica 2D concentra-se na geração de imagens a partir de modelos bidimensionais. Suas aplicações são as mais diversas, incluindo a renderização de fontes textuais, produção de artefatos para publicidade e sistemas CAD (computer-aided design).

Neste curso, abordaremos de forma prática pontos fundamentais à renderização de ilustrações vetoriais, de forma a ter uma visão geral do problema de forma intuitiva – aspectos formais serão deixados para cursos mais aprofundados. Ainda que a abordagem proposta não seja aprofundada, os tópicos contemplados serão suficientes para que o participante possa criar renderizadores com funções básicas para desenho de polígonos, formas curvas, gradientes e texturas quando da conclusão do curso. Por abordar tópicos básicos de Computação Gráfica (transformações geométricas, curvas de Bézier), o curso é especialmente recomendado como uma introdução àqueles que pretendem cursar a disciplina de Computação Gráfica (3D) na UFRN.

Utilizaremos parte do conteúdo e material produzido para o curso Computação Gráfica 2D do IMPA, ministrado pelo professor Diego Nehab no verão de 2016. Esperamos que o conteúdo abordado neste Curso de Férias prepare o participante e desperte seu interesse neste tema.

Requisitos:

Álgebra Linear: produto de matrizes, base de espaço vetorial, mudança de base, mudança de sistema de coordenadas.
C++: classes, herança, polimorfismo, passagem de parâmetro por referência e por valor.
Linux: comandos de navegação básica (ls, cd), make, instalar pacotes.

Obs.: apesar dos requisitos serem essenciais para o participante ter 100% de aproveitamento do curso, quem tiver déficit em algum dos temas ainda pode participar e ter uma chance de adquirir a intuição para resolução dos problemas.